COMO ANDA SUA RESILIÊNCIA?
COMO ANDA SUA RESILIÊNCIA?
Resiliência é uma palavra que vem latim resilio, e significa “voltar ao normal”. Utilizado desde 1807 na física é definido como a capacidade dos materiais de resistirem aos choques. De acordo com o Dicionário Aurélio, é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica.
No campo das ciências humanas resiliência representa a capacidade de um ser humano sobreviver a um trauma, ou ainda de sofrer fortes pressões ou situações de grande estresse e não quebrar emocionalmente. Em outras palavras é a resistência do indivíduo diante das adversidades, e não somente conduzida por uma resistência física, mas pela visão positiva de reconstruir a vida, a despeito de algo negativo, do estresse e dos arrependimentos, que podem influenciar negativamente.
Assim, um dos fatores de resiliência é a habilidade do individuo de abonar sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos. Visualize um atleta de salto em altura com vara, quando o atleta toma impulso para saltar, a vara se curva, acumulando energia, e posteriormente projeta o atleta sobre o obstáculo e em seguida retorna ao seu estado normal. Na verdade os indivíduos se fortalecem neste processo, “acumulando energia” para assim como a vara do salto em altura, projetar-se para resolver as adversidades que estão passando.
Os indivíduos resilientes readquirem o equilíbrio mais rápido e mantêm níveis mais altos de produtividade. O profissional que possui esta característica é mais saudável física e emocionalmente, assim conseguem concretizar mais objetivos que aqueles que resistem às mudanças ou que experimentam muita ansiedade ou estresse em situações ambíguas.
Existem dois tipos de indivíduos aqueles que nascem e os que se tornam resilientes, os que possuem esta característica não permitem entrar em harmonia com a tristeza e com o medo, pois estes sentimentos paralisam e incapacitam o indivíduo na recuperação da ação. Não se submetem também a energia da raiva, pois a raiva desequilibra e apenas busca culpados em relação ao que se passa. O profissional que possui a resiliência como característica, primeiro questiona o que deve ser feito para solucionar o problema, a partir deste ponto ele usa sua criatividade e flexibilidade para sair da adversidade apresentada.
Segue algumas dicas para tornar-se resiliente:
- Encare a vida como complexa, porém cheia de oportunidades. Seja positivo.
- Comprometa-se com as mudanças, ao invés de defender-se delas. Seja proativo.
- Tenha uma visão clara de seus objetivos e fique concentrado nos esforços para atingi-los. Seja focado.
- Demonstre flexibilidade diante da incerteza em relação a ideias e relacionamentos. Seja flexível.
- Desenvolva abordagens estruturadas para administrar a ambiguidade. Seja organizado.
- Aproveite parte do tempo para ampliar os conhecimentos. Seja autoconfiante.
- Quebre sua rotina. Seja criativo.
- Assuma riscos. Seja corajoso.
Carlos Drummond de Andrade certa vez escreveu: “...Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra.” Um profissional resiliente pega cada pedra que surge em seu caminho e com elas constrói um castelo, cujo o alicerce é a experiência e a habilidade em lidar com a adversidade.
Autoria:
Viviane A Figueiredo
CRP/MG 04/77523
Atendo de forma prática e segura, para que você possa ter o apoio necessário, onde quer que esteja.
Viviane A Figueiredo
CRP/MG 04/77523
(38) 9 9973-7352